Signo Visual: O Grupo Mu
Para a percepção das questões ligadas à expressão dos signos, é necessário recorrer à percepção e cruzamento de informação que nos é dada pela relação: cor, forma e textura, não esquecendo, porém, a cultura e as vivências de quem tenta percepcionar um signo, pois são também elementos fundamentais na sua relação com o objecto.
Este Grupo de investigadores faz a distinção entre signo plástico (expressão) e o signo icónico (conteúdo).
Relativamente ao primeiro signo – plástico=expressão - é a correspondência que se adquire ao nível visual de uma imagem, permitindo deste modo a sua compreensão/leitura como de uma mensagem se tratasse.
Todavia, estes investigadores, referem que são necessários reunir vários factores, por forma a reconhecer e analisar com exactidão este tipo de signo.
Quanto à estrutura interna ao signo plástico, o Grupo Mu recorre à tríade:
» Substância
» Forma
» Matéria
Para uma análise correcta e, sobretudo, coerente sobre este signo, que não é fácil a sua distinção, deverá ser muito bem conjugada com os seguintes factores:
* Cores/Tonalidades/Contrastes
* Formas (círculos, triângulos, quadrados…) e, também pontos, linhas, superfícies, entre outras.
*Composições/Espaço
>dimensão (grande/pequeno)
>posição (acima/abaixo, esquerda/direita) e a
>orientação (para cima/para baixo, longe/perto)
>Texturas (liso/áspero, grosso/fino, entrelaçado, entre outros)
Relativamente ao signo icónico, o Groupe µ (1993), defendeu que o mesmo é resultante da relação triádica - significante, tipo e referente - desenvolvendo-se relações binárias nos dois sentidos (p.121).
Entende-se por:
Referente – é um designatum actualizado, é o objecto como membro de uma classe, tem características físicas, resultante de uma soma organizada de estímulos, pode ser ou não real (ibid p.121);
Significante – é o conjunto modelizado de estímulos visuais coorespondendo a um tipo estável, identificado graças a traços do significante e que pode ser associado a um referente reconhecido como hipótese do tipo; tem com o referente relações de transformação (ibid p. 122);
Tipo – é um modelo interiorizado e estabilizado que confrontado com o produto da percepção, está na base do cognitivo. É a relação global entre a igualdade/semelhança entre o referente e o significante.
As transformações são operações que tratam de de um leque de propriedades espaciais atribuídas ao Referente
A recepção de signos icónicos, identifica um estímulo visual como procedendo de um referente que lhe corresponde através de transformações adequadas, nomeadamente formas, linhas e cores.
Assim sendo e relembrando o início do Tratado del Signo Visual (IV capítulo), outros investigadores estudaram esta ciência – Semiótica - concretamente pelo signo atrás referenciado – signo icónico:
* Peirce, liga o signo ao pensamento filosófico. Tem uma tripla relação - primeiridade, secundidade e terceiridade. Classifica-o por três categorias – ícone, índice e símbolo.
* Morris, confere as mesmas propriedades que lhe é denotado, (objecto real existente), mediante alguns pontos de vista
* Ruesh e Klees, atribuem ao signo, um conjunto de símbolos que pelas suas proporções e relações, são semelhantes ao objecto, à ideia e ao acontecimento que representam
* Umberto Eco, refere que este signo constrói um modelo de relações- fenómenos gráficos – homólogo ao modelo de relações perceptiva , que se constroi ao conhecer e/ou recordar o objecto. É todo aquele que nos parece reproduzir algumas propriedades do objecto representado.
* Nelson Goodman, distingue a noção de iconicidade em duas relações distintas, ou seja, semelhante e representação. Estas relações tem propriedades lógicas diferenciadas.
Em suma, como Jeanne Martinet (1974:68) diz, o signo icónico não indica, mas apresenta; não relata, mas participa; não nomeia, mas revela.
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Bibliografia
GROUPE U (1993) Tratado del Signo Visual, Madrid: Cátedra
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