Semiótica das Representações Visuais
Charles Sanders Peirce, filho de um professor de matemática, nasceu em 1839 em Cambridge no Estado Americano de Massachussets e recebeu formação na Universidade de Havard.
Durante 30 anos esteve ligado à United States Coast Survey, trabalhou em actividades do campo geodésico e astronómico e foi professor de lógica na Universidade de Johns Hopkins. Estudioso da obra de Kant e Hegel e admirador da filosofia de John Scotus, foi autor de várias contribuições nas áreas da astronomia, lógica e da matemática.
Faleceu no ano de 1914 em Milford, na Pensilvânia.
Mas, sobretudo, Charles Peirce foi um dos fundadores da Semiótica, ou melhor, é considerado o criador moderno da Semiótica, tal e qual como hoje a conhecemos. Foi contemporâneo do linguísta suíço Ferdinand Saussure.
Para Peirce, tudo no mundo é signo, desde os seres humanos, aos objectos e às ideias.
Este filósofo classifica o Signo em três categorias "Modelo Triádico":
- Primeiridade - a primeira impressão ao contacto com o signo, a experiencia imedita;
- Secundidade -capacidade de distinguir, a reacção imediata;
- Terceiridade - capacidade de organizar factos, o pensamento mediativo.
Peirce produziu três tipos de signo:
- Símbolo, não há relação ou semelhança entre signo e objecto, mas réplica ou materialização. É arbitrário. Um conceito diferente ao de Saussure. Exemplo: a Cruz Vermelha, os sinais de trânsito, as palavras e as frases.
Charles Peirce remete-nos para um leque vastissimo de interpretações, tudo dependente do que o interpretante possa por sua vez analisar e/ou interpretar levando por sua vez a outros signos e objectos.
Um signo é algo que representa algo para alguém a determinado respeito ou capacidade. Dirige-se a alguém, isto é, cria na mente dessa pessoa um signo equivalente ou, talvez mais desenvolvido. O signo que ele cria designo-o por interpretante do primeiro signo. O signo representa algo: o seu objecto (Fiske, 2005, 64)
Triade segundo o Signo de Peirce
De acordo com a Professora Alda Pereira, no seu artigo sobre Os Elementos Fundadores do Signo Visual (...) é consequência do processo aberto, criativo e ilimitado que é a Semiose (p. 17)
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Leituras e Consultas:
Fiske, John (1993) Introdução ao Estudo da Comunicação, Asa, Lisboa
Pereira, Alda, Os elementos fundadores do Signo Visual
Fonte de Imagens: http://images.google.pt
1 Comentários:
Olá! Gostei muito do teu blog! :o)
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